Tags

, ,

 

São João del-Rei, aquarela de Alfredo Norfini

Museu Forte Defensor Perpétuo exibe desenhos de Alfredo Norfini e da caricaturista Rian

O Museu Forte Defensor Perpétuo/Ibram exibe a partir de terça-feira (20/3) duas exposições: “Imagens do Brasil: História de Todos Nós”, com desenhos e aquarelas do artista italiano Alfredo Norfini; e “A República no Traço de Rian”, com caricaturas de Nair de Teffé, que assinava seus trabalhos como Rian.

“Imagens do Brasil: História de Todos Nós” é uma exposição itinerante produzida pelo Museu Histórico Nacional em parceria com o Serviço Social do Comércio/SESC, reunindo reproduções da coleção de aquarelas, desenhos a lápis e bico-de-pena de Alfredo Norfini (1867-1944), que percorreu cidades históricas brasileiras registrando a paisagem rural e urbana.

As obras de Norfini, que integram o acervo do MHN desde 1930, retratam o Brasil dos séculos XVII, XVIII e XIX. A maior parte das obras focaliza Minas Gerais, revelando padrões de vida conhecidos e vividos em quase todo o país durante o ciclo colonial.

A exposição “Imagens do Brasil: História de Todos Nós” fica no Forte até 10 de maio.

JK, no traço de Rian

“A República no Traço de Rian”

Nair de Teffé, conhecida artisticamente como Rian (Nair ao contrário), é considerada a primeira caricaturista mulher no Brasil e no mundo, segundo o historiador e crítico de arte mexicano Bernardo G. Barros, em publicação de 1916.

A exposição está dividida em dois segmentos: o traço político – retrato caricatural de personalidades ligadas à política – e o traço social, caricatura de costumes, que retrata personalidades, cenas e fatos da vida social.

“A República no Traço de Rian” fica no Forte até 4 de abril.

 

Retábulos e ferramentas expostos no Salão da Tropa

A exposição conta também com retábulos de madeira e instrumentos utilizados na talha e douramento dessas peças durante o Brasil Colônia, bem como mobiliário do período.

O Museu Forte Defensor Perpétuo é administrado pelo Instituto Brasileiro de Museus – Ibram/Ministério da Cultura, e funciona de terça a domingo, de 9h às 12h e de 13h às 17h.