Tags

,

Depois de dezoito anos sob a guarda do Museu de Arte Sacra/Ibram/MinC, o Livro de Compromisso da Santa Casa de Misericórdia de Paraty está agora sob os cuidados do Instituto Histórico e Artístico de Paraty (IHAP).

O Livro, datado de 1863, registra os atos da irmandade da Santa Casa e contém dados biográficos de todos os seus membros. O livro esteve sob a guarda do Museu de Arte Sacra de Paraty desde 1997, quando integrou uma exposição sobre a Santa Casa na antiga sede da Secretaria de Turismo (“Cadeia Velha”). Em 2009, o IHAP solicitou a reintegração do Livro ao seu acervo, o que demandou análise de documentação divergente sobre a guarda do objeto.

O Ibram, nas palavras de seu presidente José do Nascimento Júnior, entende que a devolução do Livro ao IHAP reflete o desejo do Ibram de manter uma atuação conjunta das duas intituições, visando beneficiar a comunidade de Paraty. “Tanto o IHAP quanto o Museu de Arte Sacra cumprem papel relevante na preservação da história do município. (…) A atuação conjunta das duas instituições sempre visaram beneficiar a comunidade de Paraty na salvaguarda da memória local. O Ibram fez e continuará fazendo sua parte, através do Museu de Arte Sacra, e seremos também vigilantes no que concerne à proteção do patrimônio comum às duas instituições”, escreveu Nascimento Júnior à presidente do IHAP, Maria José dos Santos Rameck.

A assinatura do Termo de Devolução, na manhã desta segunda-feira (6/2), contou com as presenças do diretor do Museu de Arte Sacra, Julio Cezar Neto Dantas, da presidente do IHAP; e teve como testemunhas Padre Roberto, pároco da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, e técnicos do Ibram em Paraty.

O Museu de Arte Sacra de Paraty está sob administração do Ibram/MinC.

 

Anúncios