Igreja de Santa Rita com obras praticamente concluídas

Igreja de Santa Rita com obras praticamente concluídas

O Museu de Arte Sacra de Paraty tem data marcada para seu reencontro com o público: dia 13 de junho. A cerimônia de reabertura está marcada para as 19h30, após o traslado da imagem de Santa Rita da Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios, onde esteve durante o período de obras. A imagem, juntamente com a imagem de Santo Antônio, virá em procissão solene acompanhadas de toda a comunidade paratiense, moradores da área urbana e rural, além das irmandades religiosas.

Antes da entrada das imagens na igreja, o Mastro de Santa Rita da Festa de 2015 será erguido no Largo de Santa Rita pelos atuais festeiros. O evento contará com a Banda Santa Cecília e com o Coral da Universidade do Rio de Janeiro (UNIRIO).

A solenidade de reabertura tem presenças confirmadas do Ministro da Cultura, Juca Ferreira; da Presidente do Iphan, Jurema de Sousa Machado; do Presidente do Ibram, Carlos Roberto Brandão; e do Prefeito de Paraty, Carlos José Gama Miranda.

Destaques do acervo

Um dos destaques do acervo é a imaginária em barro e madeira seiscentista e setecentista europeia e da região de Paraty e do Vale do Paraíba, tais como o Mestre Bolo de Noivas – Mestre de Angra e nomes importantes como Frei Agostinho de Jesus — um dos principais precursores da imaginária em barro do país.

Os oragos das igrejas da cidade e da zona rural também estão contemplados, além da bela coleção de objetos litúrgicos em metal restaurados com o apoio de Roberto Irineu Marinho, que também possibilitou a aquisição das mapotecas para a Reserva Técnica do Museu.

Estrutura e expografia

Quanto às obras estruturais, os destaques são a restauração do telhado e da rede elétrica, além da pintura dos forros. As obras foram viabilizadas pelo apoio de Alain e Haydee Belda, e de José Bento e Daniela Tonetti. A implantação da nova expografia, em parceria com a Expomus, bem como o sistema de segurança já implantado, além das obras executadas pelo Ibram.

 

(texto e foto: Henrique Carvalho-Ibram/Divulgação)