A Semana Santa tem extensa programação religiosa no município de Paraty. Turistas e moradores caminham juntos e mantêm vivas as tradições nas ruas do Centro Histórico.

Nesta época do ano, um importante patrimônio histórico fica em exibição ao público, durante as procissões: os seis Passos da Paixão. A relíquia é um conjunto de altares embutidos nas paredes de prédios onde são guardadas peças sacras de mais de 300 anos.

As fotos deste post são da procissão do Fogaréu, que aconteceu na noite de quinta-feira santa (2/4). A procissão acontece após a bênção do Santíssimo e da Santa Missa Solena da Última Ceia.

Na sexta, há a adoração da Cruz com comunhão na Igreja Matriz, seguida da Cerimônia do Descendimento. Logo depois, a Procissão do Senhor Morto pelas ruas do Centro Histórico e, em seguida, o Retorno para a Igreja Matriz, para a Cerimônia do Beija-Mão do Senhor.

No sábado, a Bênção do Fogo Novo no adro da Capela das Dores, seguindo em procissão até as portas da Igreja Matriz, onde com o toque da Cruz dá-se início à Proclamação da Páscoa. À meia-noite, saída da Procissão da Ressurreição, pelas ruas do Centro Histórico.

Por fim, no domingo, o Levantamento do mastro da Festa do Divino Espírito Santo, a Missa Solene de Páscoa na Igreja Matriz, com cerimônia de Coroação de Nossa Senhora.

web_DSC06864

Fieis passam pela Igreja do Rosário, no Centro Histórico

web_DSC06903

À direita, a Igreja de Santa Rita

web_DSC06907

Depois da Igreja de Santa Rita, os fieis seguem pela Rua Dona Geralda…

web_DSC06917

…a caminho da Igreja N. Sra. das Dores, para depois retornar à Matriz

 

Anúncios