Posto do SIASS no campus da UFF em Volta Redonda

Posto do SIASS no campus da UFF em Volta Redonda

O Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor Federal (Siass) inaugurou na tarde da últiam quinta-feira (5/9) sua sede no campus da UFF em Volta Redonda (RJ). O Siass, instituído pelo Decreto nº 6.833/2009, tem por objetivo coordenar e integrar ações e programas nas áreas de assistência à saúde, perícia oficial, promoção, prevenção e acompanhamento da saúde dos servidores da administração federal direta, autárquica e fundacional, de acordo com a política de atenção à saúde e segurança do trabalho do servidor público federal.

Abrangência e beneficiários

A nova unidade atenderá diversos municípios do Sul fluminense, como Paraty, Angra dos Reis, Barra do Piraí, Barra Mansa, Resende, Volta Redonda, Itatiaia, Vassouras, Mendes, Valença, Miguel Pereira, Piraí, Pinheiral, Mangaratiba, Rio Claro, Quatís, Porto Real, Rio das Flores, Paty do Alferes e Engenheiro Paulo de Frontin. Prestará perícia oficial em saúde, por meio das subunidades (Unidades de Extensão) INSS/Angra dos Reis, INSS/Resende e INSS/Barra do Piraí, de igual horário de funcionamento, aos seguintes órgãos partícipes: Instituto Nacional de Seguro de Social (INSS), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Universidade Federal Fluminense (UFF), Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e Ministério da Fazenda, por meio de acordo de cooperação técnica, componentes da Unidade SIASS-INSS/Volta Redonda.

Missão e competência

A Unidade SIASS Volta Redonda tem a missão de executar a Política de Atenção à Saúde do Servidor por meio de programas e ações de vigilância aos ambientes e de promoção da saúde. Tem a competência para realizar perícia em saúde e inspeções ambientais para avaliar o enquadramento de situações específicas nos termos da legislação em vigor para concessão de benefícios.

Serviços prestados

A perícia oficial em saúde, composta pela área pericial médica e subsidiada por outras áreas de conhecimentos específicos (multiprofissional de apoio à perícia) será responsável por:
– avaliação quanto à incapacidade para o trabalho;
– exame para posse em serviço público; caracterização de doença especificada em lei;
– caracterização de invalidez para fins de qualificação de dependente;
– determinação de idade mental;
– informação sobre sanidade mental do servidor;
– avaliações sociais para subsidiar a perícia e o grupo de reinserção funcional,
– avaliações para a reinserção do servidor portador de limitação em sua capacidade laborativa
– assessorar os gestores dos órgãos partícipes e servidores em questões que envolvem saúde e trabalho.

Quadro de pessoal e estrutura

Para desenvolver suas atividades, a Unidade SIASS-INSS/Volta Redonda contará com um médico, que ocupa o cargo de coordenador e de perito médico, um administrador, um auxiliar administrativo e um terapeuta ocupacional. A unidade sede conta com dois consultórios para a perícia oficial em saúde e equipe multiprofissional, sala para equipe de promoção e vigilância em saúde, sala de coordenação, recepção, sala de espera, secretaria, banheiros masculino e feminino independentes. As unidades de extensão utilizam espaços físicos localizados nas APS do INSS nas cidades de Angra dos Reis, Barra do Piraí e Resende, constando de sala para expediente administrativo e consultório médico para a perícia oficial em saúde.

Anúncios