2007-02-17 05.36.37

Os museus de Paraty estão realizando um ciclo de reuniões com o objetivo de prevenir incêndios e proteger o acervo das instituições. Nos últimos dias 8 e 9 de maio, oficiais do Corpo de Bombeiros de Paraty estiveram no Forte Defensor Perpétuo e no Museu de Arte Sacra de Paraty para apresentar às equipes dos museus alguns procedimentos básicos de primeiros socorros e prevenção e combate ao fogo.

A oficina de prevenção a incêndios, ministrada pelos tenentes Pequeno e Herdy, do Corpo de Bombeiros da cidade, apresentou um histórico do fogo e da utilização do mesmo pelo homem. Os soldados abordaram as diversas formas de propagação do fogo, os tipos de incêndios, materiais de fácil combustão, a forma de agir no início de um incêndio. Foram mostrados aos participantes os tipos de extintores como o CO2, pó químico, água pressurizada e em qual situação usá-los, com instruções básicas de manejo.

A segunda parte da palestra, ministrada pela sub-Tenente Érika, abordou noções de primeiros socorros em caso de queimaduras, fraturas, afogamentos e convulsões. A equipe apresentou aos participantes aparelhos fundamentais em estabelecimentos com grande circulação de pessoas, como o ambu e o desfibrilador.

Essas oficinas integram a formulação do plano de emergência para o acervo do museu, com a criação da comissão de segurança.

Anúncios