101220122440

Em sua última reunião de 2012, o Grupo Gestor Mar de Cultura se encontrou na tarde de sexta-feira (7) nos museus administrados pelo Ibram em Paraty.

No Museu de Arte Sacra, atualmente fechado para ampla reforma, o grupo acompanhou o histórico de obras de restauração da igreja e das principais peças de seu  acervo, como o retábulo-mor (Santa Rita) e os retábulos laterais (N. Sra. do Carmo e N. Sra da Conceição), que vêm sendo executadas desde 2009.

O diretor do museu, Julio Cezar Neto Dantas, explicou aos visitantes o processo de recuperação dos tons originais das peças, como o castanho das sacadas e o o desenho original do papel de parede dos retábulos. A restauração, segundo ele, é feita com retoques minimalistas orientados de modo a preservar a concepção original do artista. Restaurado o tom original, as peças de madeira recebem verniz paraloide, que dura cerca de 50 anos.

O grupo visitou também a caixa-forte, local onde ficam guardadas a prataria utilizada em festas religiosas como o Divino e São Benedito.

Na sequência, o grupo seguiu para o Forte Defensor Perpétuo, onde visitou a exposição Os Nomes da Ciranda. Na praça de armas do Forte, o grupo avaliou suas atividades em 2012 e as perpectivas da área de Cultura no município de Paraty com o início da nova gestão municipal.

Anúncios